Projeto se tornará realidade na rede municipal de ensino
Hoje a prefeitura inaugura orgulhosamente sua primeira unidade de Escola de Tempo Integral (ETI) da rede municipal de ensino. Toda a população é convidada a presenciar este momento. Convite oficial: http://goo.gl/7NAOfN
Saiba mais sobre os trabalhos que serão desenvolvidos nas oficinas criadas para o tempo extra de permanência na escola:
Oficinas/Objetivos:
Orientação de estudo:
Auxiliar o aluno em suas tarefas e orientar estimulando aqueles que por qualquer motivo não esteja acompanhando o conteúdo oferecido em sala de aula.
Natação:
Propiciar ao aluno segurança e confiança no meio aquático; estimular percepções auditivas, visuais e a sensibilidade (tato); prevenir ou reduzir problemas ortopédicos: coluna, articulações; melhorar a capacidade do sistema cardiovascular; desenvolver a capacidade pulmonar; trabalhar a orientação espacial (giros, lateralidade, direções); desenvolver a consciência e expressão corporal; estimular a alimentação; controlar o peso corporal; proporcionar relaxamento, prepara o aluno para o meio social.
Futebol:
Desenvolver habilidades físicas, motoras, técnicas e táticas; Ensina as regras de futebol respeitando a individualidade biológica e o desenvolvimento da criança; Evidencia em todo momento a disciplina e o respeito aos colegas e professores antes, durante e após os treinamentos.
Dança:
A dança não se resume em aquisição de habilidades, mas sim, contribui para o aprimoramento de habilidades básicas, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo, exercitanto a atenção, a percepção, a colaboração e a solidariedade.
Percussão:
Proporcionar aos alunos, a vivência da cultura, música e ritmos.
Reformular comportamentos e traduzi-los em formação de hábitos e internalização de novos valores; descobrir na arte, na educação, na pluralidade cultural, na ética e na estética, os pilares de um novo projeto de vida.
Informática:
Promover a construção de ambientes de aprendizagem coerentes com o contexto atual, utilizando recursos da Informática a fim de qualificar o processo ensino-aprendizagem; favorecer e ampliar as possibilidades de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos educandos; faropriar-se gradativamente (de acordo com a faixa etária) dos termos específicos de informática; identificar, reconhecer e adotar hábitos e atitudes de regras básicas para o bom andamento das atividades em grupo; manusear o mouse, aprimorando sua motricidade fina; reconhecer e utilizar as ferramentas dos programas e aplicativos na execução dos trabalhos em questão;
Trabalhar com softwares educativos, onde desenvolva a leitura e interpretação, análise/síntese, pesquisa, atenção, sequência lógica, fazer correspondências quanto a forma, tamanho, cor, número, espécie e igualdade/diferença.
Flauta:
Colocar os alunos em contato com instrumentos musicais; estimular a capacidade emocional, física e criativa do aluno; estimular o desenvolvimento da concentração, observação, imaginação, espontaneidade, receptividade, integração e expressividade; trabalhar a expressão corporal e vocal.
Leitura:
Promover o contato com a leitura para que as habilidades de leitura, escrita, oralidade e atitudes reflexivas possam se desenvolver facilitando a aprendizagem.
Recreação:
Valorizar a importância das práticas e jogos recreativos para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente oportunizando a participação ativa em jogos e brincadeiras que priorizem o brincar, espantando a tristeza e a agressividade e aumentando os valores morais cooperativos, comunitários e emocionais.
Fonte: Secretaria de Educação - SEDUCE