Projeto beneficia cerca de 300 crianças com muitas atividades
Se iniciaram ontem as atividades na Escola de Tempo Integral (ETI), na E.M. Urânia Costa de Lima, com atividades de dança, natação, orientação de estudos e muito mais.
O projeto atende cerca de 300 crianças que agora passam o dia todo na escola. Confira um pouco dos trabalhos que são desenvolvidos no contra turno de aula:
Oficinas/Objetivos:
Orientação de estudo:
Auxiliar o aluno em suas tarefas e orientar estimulando aqueles que por qualquer motivo não esteja acompanhando o conteúdo oferecido em sala de aula.
Natação:
Propiciar ao aluno segurança e confiança no meio aquático; estimular percepções auditivas, visuais e a sensibilidade (tato); prevenir ou reduzir problemas ortopédicos: coluna, articulações; melhorar a capacidade do sistema cardiovascular; desenvolver a capacidade pulmonar; trabalhar a orientação espacial (giros, lateralidade, direções); desenvolver a consciência e expressão corporal; estimular a alimentação; controlar o peso corporal; proporcionar relaxamento, prepara o aluno para o meio social.
Futebol:
Desenvolver habilidades físicas, motoras, técnicas e táticas; Ensina as regras de futebol respeitando a individualidade biológica e o desenvolvimento da criança; Evidencia em todo momento a disciplina e o respeito aos colegas e professores antes, durante e após os treinamentos.
Dança:
A dança não se resume em aquisição de habilidades, mas sim, contribui para o aprimoramento de habilidades básicas, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo, exercitanto a atenção, a percepção, a colaboração e a solidariedade.
Percussão:
Proporcionar aos alunos, a vivência da cultura, música e ritmos.
Reformular comportamentos e traduzi-los em formação de hábitos e internalização de novos valores; descobrir na arte, na educação, na pluralidade cultural, na ética e na estética, os pilares de um novo projeto de vida.
Informática:
Promover a construção de ambientes de aprendizagem coerentes com o contexto atual, utilizando recursos da Informática a fim de qualificar o processo ensino-aprendizagem; favorecer e ampliar as possibilidades de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos educandos; faropriar-se gradativamente (de acordo com a faixa etária) dos termos específicos de informática; identificar, reconhecer e adotar hábitos e atitudes de regras básicas para o bom andamento das atividades em grupo; manusear o mouse, aprimorando sua motricidade fina; reconhecer e utilizar as ferramentas dos programas e aplicativos na execução dos trabalhos em questão;
Trabalhar com softwares educativos, onde desenvolva a leitura e interpretação, análise/síntese, pesquisa, atenção, sequência lógica, fazer correspondências quanto a forma, tamanho, cor, número, espécie e igualdade/diferença.
Flauta:
Colocar os alunos em contato com instrumentos musicais; estimular a capacidade emocional, física e criativa do aluno; estimular o desenvolvimento da concentração, observação, imaginação, espontaneidade, receptividade, integração e expressividade; trabalhar a expressão corporal e vocal.
Leitura:
Promover o contato com a leitura para que as habilidades de leitura, escrita, oralidade e atitudes reflexivas possam se desenvolver facilitando a aprendizagem.
Recreação:
Valorizar a importância das práticas e jogos recreativos para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente oportunizando a participação ativa em jogos e brincadeiras que priorizem o brincar, espantando a tristeza e a agressividade e aumentando os valores morais cooperativos, comunitários e emocionais.
Fonte: Secretaria de Educação - SEDUCE