07 JAN 2016
José Bonifácio entre as 50 melhores cidades do Brasil
Estudo nacional mostra a cidade como a 43ª mais desenvolvida do país
Um estudo do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), listou o índice de desenvolvimento de todas as cidades brasileiras. José Bonifácio aparece entre as 50 mais desenvolvidas do país, em 43º lugar e a 30ª mais desenvolvida do Estado de São Paulo.
A nota é calculada segundo a análise de três conjuntos de indicadores, que são: Emprego e renda, educação e saúde. Você pode conferir mais detalhes sobre a realização do estudo neste link: http://goo.gl/wUI29y.
Há pouco tempo o nosso município também foi bem colocado em um relatório divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado de SP (TCESP), que mede o índice de efetividade da gestão municipal. A nota de José Bonifácio foi classificada como "B+", que é muito efetiva, atingindo até 89,9% da nota máxima. Em destaque a saúde, educação e planejamento.
Estes resultados consolidam as ações da administração municipal, que são muitas: na área da saúde, por exemplo, além da preocupação com a medicina preventiva de qualidade, foram investidos 29,13% do orçamento total de 2014 e em 2015, até o final de outubro, mais de 27%, enquanto o índice obrigatório é de 15%. Na educação a formação contínua dos professores, reestruturação das creches, efetividade de quase 100% das matrículas da pré-escola e a inserção do aluno em outros nichos da sociedade, como é o caso da Escola de Tempo Integral, que no contraturno escolar mostra novos horizontes às crianças, como a música, dança, informática e os mais variados esportes nos deu ótimos resultados também em índices regionais, como o Índice Paulista de Primeira Infância.
Projetos sociais de geração de renda e emancipação financeira como o “Amigo Ambulante”, que cria mecanismos e condições de trabalho, dando autonomia ao cidadão. Também o maior investimento de recursos municipais na realização de obras de infraestrutura, ajudam a elevar a eficácia do serviço da gestão pública, pois na atual situação de crise e diminuição de verbas estaduais e federais, nosso município não estacionou.
Ainda há muito o que ser feito, mas na contramão dos pessimistas de plantão e frente a realidade nacional, nossa cidade vai muito bem.
Firjan 2015