14 ABR 2016
Doação de alimentos beneficia mais de 250 famílias
São distribuídos vários alimentos, como: frutas, verduras e legumes
O programa de Doação Simultânea de Alimentos é uma parceria da Prefeitura de José Bonifácio com o Governo Federal (CONAB), e funciona satisfatoriamente no município há 3 anos. São distribuídos vários tipos de alimentos frescos, como: frutas, verduras, legumes e raízes. Toda a produção fica por conta das agrovilas do assentamento instalado na cidade de Promissão SP.
O programa atende mais de 250 famílias cadastradas em programas sociais na cidade, que fazem a “feirinha” com fartura nas manhãs de quinta-feira na central do CREAS.
Além das famílias, todos os itens que sobram da feira são destinados para entidades sociais da cidade, como o Lar São João, Casa Raio de Sol, Casa Amor Fraterno, ABAM, APAE e muitas outras, que apoiam o programa e relatam que os alimentos complementam e tem grande importância no cardápio semanal de cada organização.

Polêmica

Na última semana um jornal on-line da cidade veiculou notícia de que a Prefeitura distribui alimentos estragados às famílias, por motivo de um montante de mandiocas que sobraram na semana passada e uma entidade que as retirou, denunciou que algumas das mesmas estavam estragadas.
A Secretaria de Cidadania e Ação Social esclarece que o volume de alimentos distribuídos semanalmente é alto, o que torna inviável a inspeção de item por item, especialmente no caso do tubérculo citado (mandioca), que não é possível detectar alterações visíveis pela casca.
Imprevistos como este estão sujeitos a acontecerem, mas, em visita ao local de distribuição nesta quinta-feira, 14, o Prefeito conversou com vários beneficiários do programa para avaliar a qualidade dos alimentos que são distribuídos. As pessoas ouvidas elogiaram o programa e atestam a qualidade das frutas, verduras e legumes oferecidos. Perante o ocorrido, também várias instituições atendidas enviaram ofícios à Secretaria de Cidadania e Ação Social parabenizando o trabalho realizado e confirmando que os alimentos são de qualidade (veja nas fotos).
Em conversa, o Prefeito declarou: “Fatos politiqueiros e maldosos como este tentam desmerecer um projeto tão eficaz e que complementa a alimentação de muitas famílias do nosso município, mas a força de trabalho e seriedade nos mantém firmes e o projeto continua”.

Melhorias

Na visita ao CREAS, o Prefeito solicitou que fossem providenciadas cadeiras no local para as famílias que estão na fila se acomodem durante o tempo de espera e não tenham que permanecer de pé. A Secretária de Cidadania e Ação Social, Mari, estava no local e afirmou que já na próxima semana a solicitação será concretizada.
Fonte: Secretaria de Cidadania e Ação Social
Doacao de alimentos abril16