Ir para o conteúdo

José Bonifácio - SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Turismo
Potencial Turístico - Milagres atribuídos ao Monsenhor Ângelo Angioni levam milhares de fiéis a José Bonifácio
Turismo Religioso
Sobre o local

Processo de beatificação foi aberto pelo Vaticano

O município possui uma extensão territorial de 860.200KM². Segundo o IBGE (2016) possui uma população de 35.872 habitantes, sendo 29.684 na zona urbana e na zona rural 6.188 habitantes. A taxa de urbanização do município é de 82,75%. A economia é voltada para o comércio, pecuária, indústria frigorífica bovina e avícola, usinas de açúcar e álcool e indústria têxtil. José Bonifácio tem potencial hídrico, pois está próxima ao curso do Rio Tietê, local muito conhecido na década de 80 como Salto do Avanhandava. A paisagem foi modificada após a construção da barragem da Usina de Promissão. A construção da usina deu lugar a novas possibilidades turísticas, como a construção de empreendimentos imobiliários, a exemplo do Centro Turístico “Nova Iorque”. O condomínio dispõe de ranchos, quiosques, área de lazer, trilhas, pistas de caminhada, posto de informações ao turista, rampa náutica, decks para desembarques e plataformas de pesca. Há vários anos, a cidade já previa em seu Plano Diretor do ano de 2000 o direcionamento e regras de zoneamento para a construção de novos empreendimentos turísticos no município. Outro potencial identificado recentemente no local é o turismo de mergulho que dá acesso as ruínas submersas da antiga ponte e demais construções ribeirinhas.

A cidade possui um extenso calendário de eventos com abrangência: local, regional e estadual atraindo visitantes de todas as idades que frequentam a cidade promovendo o turismo e gerando receita. Os principais eventos são os Jogos de Inverno, FLIJOB – Festival Literário de José Bonifácio, Juninão, Festa do Peão, Festa de Reis e o Festival “A mais bela voz bonifaciana”. O visitante conta com a maior estrutura hoteleira e gastronômica de sua região possuindo 5 hotéis, de vários níveis, assim como 8 restaurantes. Outras cidades vizinhas com potencial turístico como Ubarana, Nipoã e Neves Paulista utilizam desta estrutura de hotéis e restaurantes. Na área da saúde a cidade também se destaca. Possui 7 unidades de atendimento incluindo um hospital que realiza atendimento de urgência e emergência 24h.

Porém, o grande potencial do município está no Turismo Religioso. Um mistério vem causando comoção devidos às graças atribuídas ao Monsenhor Ângelo Angioni, (1915-2008). Durante uma exumação, parte do processo para beatificação, o coração do padre Ângelo Angioni foi encontrado intacto sete anos após sua morte. Fiéis que acompanhavam o procedimento ficaram surpresos quando o caixão foi aberto. Eles puderam ver o coração do Monsenhor preservado. Os vídeos em anexo mostram imagens inéditas do momento da exumação. A notícia gerou comoção em todo país sendo veiculada nos principais meios de comunicação escrito e televisivo. Especialistas relatam que normalmente, depois de dois anos, o coração estaria totalmente decomposto. Atualmente os restos mortais do Monsenhor estão em um sarcófago na igreja. O coração está em uma caixa de acrílico, separado dos ossos. Os fiéis vão até lá e depositam bilhetes em uma caixa. Levam pedidos para alcançar graças. Eventos, romarias, procissões foram criados para homenagear o Monsenhor Ângelo Angioni, como é o caso do dia 15 de setembro atraindo visitantes e devotos de todo o estado. O processo de beatificação está em andamento no Vaticano.

A cidade faz parte da Região Turística “Cultura, Águas e Negócios” e espera através do turismo fomentar sua economia local. Atualmente têm-se trabalhado também juntamente com o COMTUR para o desenvolvimento de estratégias para fortalecimento e implantação do turismo no município. Evidenciando outras potencialidades encontradas durante a realização do inventário como: fazendas históricas, parques urbanos, estrutura para eventos de pequeno, médio e grande porte, cachoeiras e corredeiras, qualidade de vida e os principais eventos realizados ao longo do ano. Agora José Bonifácio dá um novo passo pleiteando o MIT – Município de Interesse Turístico para fortalecer e desenvolver o setor do Município.

Seta
Versão do Sistema: 3.2.2 - 02/05/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia