Casos de dengue caem 98,5% em José Bonifácio em 2017
Graças a um intensificado trabalho de combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, realizado pela Prefeitura Municipal junto com a Secretaria da Saúde desde o começo do ano, os casos de dengue reduziram 98,5% no município, em relação ao ano passado, já que 2016 obteve 456 notificações positivas para a doença, enquanto neste ano de 2017, até o momento foram confirmados 7 casos.
Essa significativa diminuição só foi possível graças a dois arrastões efetuados ao longo desses 10 meses. O 1º Arrastão contra doenças transmitidas por insetos aconteceu de 13 de janeiro a 17 de fevereiro com funcionários do almoxarifado e agentes de saúde. Durante este tipo de ação, os agentes de saúde vistoriam as residências e se encontrar em um possível criadouro, retiram o material perante autorização do morador. Essa inspeção também é realizada em terrenos baldios, além das margens dos córregos que cortam o município.
De acordo com Vera Minto Mendonça, a enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica, o 2º Arrastão teve início no dia 16 de outubro e se estenderá até o dia 15 de dezembro. O objetivo é realizar uma limpeza ainda maior, além dos 9 agentes de saúde, foram contratados exclusivamente para este serviço 12 funcionários braçais. Dessa maneira, eles agem separadamente e focados em seus setores, 4 ficam nas beiras dos rios e 8 visitam os bairros. Um caminhão acompanha os profissionais e recolhe todos os entulhos
O arrastão já foi feito nos bairros Santa Maria, Jardim Independência, Saudade, Pôr do Sol e Vila do Rosário. O arrastão irá percorrer todo o município de José Bonifácio.