14 MAR 2018
Prefeitura vai instalar o Conselho de Segurança Alimentar
CONSEA/SP prestará apoio à instituição de Conselho Municipal em José Bonifácio

Nova legislação será criada para instituir o sistema municipal de SAN

A Secretaria executiva do CONSEA/SP oferece todo o suporte aos municípios que pretendem instalar os conselhos de Segurança Alimentar, Nutricional e Sustentável, no âmbito do território. Prova disso, é ação dos diretores técnicos que atuam em parceria com os membros das comissões regionais, com o intuito de auxiliar nesta tarefa de desenvolver a política pública municipal.

Nesta linha de atuação, no último dia 8, o diretor técnico do Consea/SP, Marcelo Cunha teve uma reunião com o prefeito de José Bonifácio, Celso Olimar Calgaro, na qual o assunto principal foi a reativação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da Cidade. O encontro, organizado pelo vereador Flávio Mano Hackme e por Evandro Luis Barbosa, representante da empresa Ecoaí – Gestão de Resíduos, ambos membros da CRSANS de São José do Rio Preto, teve papel importante no contexto regional, pois fortalece a ação nas cidades.

Para o secretário executivo do CONSEA/SP, José Valverde, todas as ações que têm como objetivo desenvolver a política de SAN e levar conhecimento à população devem ser sempre exaltadas. “Precisamos apoiar os municípios que se dispõem a desenvolver a política, essa parceria é importante e fundamental para o crescimento do processo”, frisa Valverde colocando sempre em evidência que essas são orientações do Governador Geraldo Alckmin e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim.

José Bonifácio tem uma antiga lei de criação de Conselho Municipal de SAN de 2004, mas nunca foi ativado. Orientado por Cunha, o prefeito revogará a antiga lei e instituirá a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Na oportunidade, o diretor técnico entregou ao prefeito um exemplar do Manual Paulista, que traz ainda mais orientações sobre a implementação dos conselhos municipais e das Câmaras intersetoriais (Caisans).

O diretor técnico do CONSEA/SP, ainda apresentou a política de SAN e a importância da implementação para os gestores públicos da assistência, educação e nutrição.

Saiba mais sobre as Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS)

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado