O Prefeito de José Bonifácio (SP), Dilmo Resende de Carvalho, reuniu-se na manhã de hoje (4) com o Tenente Fábio Kunii, Comandante local da Cia. de Polícia Militar do Estado de São Paulo, acompanhado de empresários, dirigentes da Associação Comercial e Industrial, Vereadores e Secretários Municipais, para debater as condições do sistema de segurança pública no Município. Nos últimos dias várias ocorrências de furtos e roubos aconteceram na cidade, atemorizando moradores e comerciantes. Num dos roubos registrado num posto de distribuição de combustíveis, os marginais chegaram até a efetuar disparo contra o empresário e seus funcionários.
No encontro ficou evidenciada a carência de viaturas e efetivo humano, para que a Polícia Militar consiga proteger com a esperada eficiência a população, comércio e indústria de José Bonifácio. Entre os temas debatidos, destacaram-se a implantação de sistema de monitoramento diuturno por câmeras instaladas em vários pontos da cidade, oferecido pela Associação Comercial e Industrial e que será operado em uma central pela Polícia Militar, além da efetivação da “Lei Delegada”, sob responsabilidade da Prefeitura.
A colocação em prática da Lei Delegada já aprovada pela Câmara Municipal, depende de remanejamento de recursos financeiros no Orçamento da Prefeitura, permitindo que policiais militares possam prestar serviços à população com os próprios equipamentos da Corporação, em seus horários de folga. Hoje os policiais não podem trabalhar após cumprirem os seus turnos de serviço. Pela Lei Delegada, a Prefeitura está autorizada a contratar e remunerar os policiais militares para cumprirem jornadas de trabalho ostensivo após seus turnos normais.
“Estamos concluindo os procedimentos burocráticos para formalizar o convênio entre a Prefeitura e Polícia Militar do Estado de São Paulo, permitindo que a Lei Delegada já aprovada pelos Vereadores seja uma realidade em curto espaço de tempo em José Bonifácio. São muitos documentos necessários que compõem este processo. Além disso, será preciso remanejar recursos financeiros para esta atividade, pois o Orçamento do Município em 2018 não tem provisão para este investimento. Mas estamos desenvolvendo esforços para que brevemente possamos assinar o convênio com a Polícia Militar e assim, contribuir com nossa ação para a melhoria da segurança pública na cidade”, explicou o Prefeito Dilmo Resende de Carvalho.
O Prefeito estará nesta Quinta Feira em São Paulo e vai expor a situação relacionada à segurança pública na cidade ao Governador Márcio França. “Também estaremos tentando conversar com o Secretário da Segurança Pública, mas isto ainda não está confirmado”, disse o Prefeito Dilmo Resende de Carvalho. A situação também deverá ser relatada pelo Prefeito aos membros do Poder Judiciário local na próxima semana. “Já pedimos hoje audiência à Promotoria e ao Juiz da Comarca, para expor tudo o que está acontecendo. O encontro ainda não está agendado, mas deve acontecer na próxima semana”, explicou o Prefeito.