O Prefeito Municipal Celso Olimar Calgaro decretou SITUAÇÃO EXCEPCIONAL DE EMERGÊNCIA na saúde pública de José Bonifácio, em razão da epidemia de dengue, causada pela proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Com edição do Decreto Municipal nº. 3.020; de 09 de maio de 2019, publicado na Imprensa Oficial do Município, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS, está autorizada a executar todas as medidas necessárias a fim de conter a proliferação do mosquito da dengue, bem como, promover total assistência à população, em especial as vítimas da dengue.
O Prefeito Municipal encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº. 00022/2019, que dispõe sobre um Programa de Vigilância, Fiscalização de Postura, Prevenção, Combate e Controle da Transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, na cidade de José Bonifácio.
Devido a situação emergencial, espera-se que hoje,segunda-feira, dia 13 de maio de 2019, na sessão ordinária do Poder Legislativo, os vereadores possam votar as medidas propostas, para somar as atividades que vem sendo desenvolvidas pelo Setor Municipal de Saúde.
A partir de 15 de maio, será implantado um ponto de suporte emergencial para pacientes com suspeita de dengue, na Avenida Campos Sales, nº. 817,para hidratação através de soro. O horário de funcionamento será das 13h00 às 22h00.
José Bonifácio já registrou 629 casos, sendo 520 casos confirmados como positivos, com 02 (dois) óbitos.
A situação se agrava ainda mais em razão de estarmos no período de chuvas, causando acúmulo de água em terrenos baldios e quintais abandonados, ambiente propício para o mosquito Aedes Aegypti.
A Administração Municipal vem a cada dia intensificando as ações de combate e controle do Aedes Aegypti, e nós próximos 90 (noventa) dias trabalhará incansavelmente.