03 NOV 2020
Aberto cadastro de artistas e espaços culturais da cidade de José Bonifácio

Aberto cadastro de artistas e espaços culturais

da cidade de José Bonifácio

Cadastramento de espaços culturais e artistas poderão ser realizados nos links ao final deste texto, do dia 03 a 10 de Novembro de 2020, e também, de forma presencial na sede da Secretaria de Educação e Cultura, localizada

na Rua Vinte e Um de Abril, 782, Centro, Horário de Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 8:00 às 16:00 Horas.

Este cadastro é fator obrigatório para que espaços culturais e artistas possam vir a ter acesso aos subsídios e editais da Lei AldirBlanc (Lei de Emergência à Cultura), sancionada pelo Governo Federal, sob o número 14.017/2020.

A Lei Aldir Blanc disponibilizou um total de R$ 3 bilhões, que estão sendo distribuídos para Estados, Distrito Federal e Municípios.

A Prefeitura de José Bonifácio, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, comunica esta abertura e convida artistas, nas suas mais diversas manifestações (música, dança, teatro, artesanato, artes plásticas, fotografia entre outras) para participarem e, posteriormente, se inscreverem também nos editais que serão abertos para a distribuição de prêmios para artistas selecionados. Além disso, espaços culturais e artísticos também poderão ser beneficiados, desde que cumpram algumas exigências do cadastro, baseadas na Lei.

O objetivo da Lei Aldir Blanc, é estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos, associações e empresas que atuam no setor cultural, um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19.

Entretanto, os formulários não destinam - se exclusivamente àqueles que não possuem outras fontes de renda e necessitam do auxílio emergencial ou mesmo que estejam recebendo o auxílio do governo federal. Destina-se a todos os artistas que tiverem, ao menos, 2 anos de atividade cultural e que essa possa ser comprovada por meio de links da internet, redes sociais, publicações em jornais etc.

O preenchimento deste cadastro é necessário para mapear as principais atividades do município. Sua realização auxiliará no desenvolvimento de outras ações, como editais e projetos de fomento à cultura na cidade.

Por isso, a Prefeitura Municipal de José Bonifácio, torna público os formulários para cadastramento de artistas e profissionais da cultura para possível acesso ao auxílio de ações emergenciais para o setor cultural, viabilizado pela Lei Aldir Blanc.

Os formulários está disponíveis nos links abaixo e na sede da Secretaria de Educação e Cultura de José Bonifácio.

O cadastramento deverá ser feito entre os dias 03 e 10 de novembro.

Após este período, a prefeitura lançará editais voltados para as áreas elencadas no cadastro municipal , onde artistas selecionados pelo comitê gestor, poderão ser premiados por iniciativas culturais.

Ajude a divulgar! Essa ação é muito importante para a vida de diversos artistas, e também, para a cultura local.

Cadastro geral de artistas:

Cadastro de Espaços Culturais e Artísticos (Empresas do segmento cultural, Pontos de Cultura e Manifestações culturais):

Cadastro de produção artística na área musical:

Cadastro de produção artística na área de artesanato e artes plásticas: