CREAS está fazendo abordagem ativa dos moradores de rua da cidade
A Prefeitura de José Bonifácio, por meio da Secretaria de Cidadania e Ação Social, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência social (CREAS) e a Policia Militar está realizando uma ação de abordagem aos moradores de rua do município. O objetivo é incluir socialmente a população em situação de rua. A primeira ação foi realizada no dia 12/11/2014, a ação demonstra o poder público unido com a sociedade civil para a ressocialização dos moradores de rua.
A abordagem já foi feita na Praça da Matriz, Jardim Novo, Jardim do Bosque e no prédio do Supermercado Dionísio, é realizada pela equipe do CREAS, juntamente com a polícia militar. São abordadas as pessoas em situação de rua, visitando os locais de permanência (praças, ruas, rodoviária, casas e prédios abandonados), duas vezes por semana, a equipe de serviços da prefeitura faz a limpeza dos locais, retirando os pertences dos moradores de rua, colchões e cobertores.
Também será realizada a triagem de cada morador de rua e encaminhado aos serviços do município, internação de tratamento para dependência química e álcool, passagem, atendimento psicossocial, inclusão em grupo no CREAS, atendimento na saúde, realização de exames para verificar a saúde dos moradores, encaminhamento para retirada dos documentos pessoais, encaminhamento para o Cadastro Único e ser incluído no Bolsa Família e contato com família dos moradores de rua.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é a unidade pública e estatal, de referência e atendimento especializado à população em situação de rua, no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade do SUAS. O CREAS funciona na Rua Ademar de Barros nº. 583, bairro Santa Terezinha, telefone (17) 3245 3228, horário de Funcionamento: 07h30min ás 17h00min horas.
Ressaltamos nossos agradecimentos a Policia Militar de José Bonifácio.
*Nas fotos a secretária de assistência, Mari, Juliana Buainain, da equipe do CREAS e a polícia militar realizando abordagem.
Fonte: Secretaria de Cidadania e Ação Social